quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Mire na lua. Mesmo que você erre, cairá entre as estrelas"



Wellison Silva representa o parodoxo da mineiridade. Fala pouco, é moderado. Mas a brandura fica de lado, quando pra erguer peso é convocado...

Foi assim, quando a um mês do início dos jogos Olímpicos de Pequim a Confederação Olímpica Brasileira decidiu-se por ele. De malas prontas, faltava a foto para a inscrição. Pois é, não se trata da foto ao lado, mas bem que poderia ser. Pedimos a ele a foto do crachá utlizada dentro da Vila Olímpica, mas o que veio foi a foto tirada pqra outra competição, em 2007. A do crachá, está guardada em algum lugar junto das coisas "Made in China".
Nascido no dia 22 de Novembro de 83, esse viçosense de apenas 1,60 metros e 69 kilos ergue mais que o dobro de seu peso. Sabe-se lá de onde ele tira tanta força - "é muita da técnica", ele diz.
Seja como for, Wellison não vislumabrava ser um pesista, muito menos Olímpico. Queria mesmo era ver a redonda rolando pelo gramado. O sonho era tanto, que ele entrou numa furada. Junto com uma amigo, foi ludibriado por um empresário, que lhes prometeu um grande clube de futebol do Rio de Janeiro.
De volta aos gramados da Educação Física-UFV, onde sempre jogava uma pelada com os amigos, foi avistado por Maria Elisabeth Jorge (a Beth), ex-levantadora de peso Olímpica, que encheu os olhos com o porte físico daquele ainda menino.
Depois de muito insistir, ela conseguiu angaria-lo para os treinos que comandava. Desde então, o pai do Andrei, de três aninhos, treina religiosamente, mesmo com todas as dificuldades de um esporte pouco conhecido no país. "Falta verba, falta apoio" - ele diz.
E de treino em treino, superando os obstáculos, Wellison teve o gostinho único de estar em uma Olímpiada. Sua participação não foi das melhores, mas ele não se preocupa com isso, e continua ralando muito pelo esporte.
De segunda a sexta, acorda às 6 da matina e se direge ao colégio em que estagia. Depois do almoço reforçado, caminha até o ginásio que hoje, depois das Olímpiadas, foi melhor equipado. Depois de muito suor e de inúmeras caretas, feitas devido ao esforço para levantar tanto peso, ainda sobra animo para se dirigir à Ubá, cidade à 2 horas de Viçosa, onde cursa Educação Física.
É, ele tem mesmo fôlego de campeão!
***
ps.: O título do texto é uma frase retirada do perfil de Wellison no site de relacionamentos do Orkut. Ela simboliza a grandeza de quem sabe que os tombos fazem parte da vitória.




Fotos do Wellison em Pequim:


12 comentários:

Luiz Eduardo disse...

Bem legal...
Quando fiquei sabendo que iria ter um viçosense nas olimpíadas achei um máximo, mas eu não sabia quer era.
O levantamento de peso tem em viçosa um celeiro e poderia ter mais investimentos do COB e afins...
Por mais que o Wellison não tenha vencido já me sinto orgulhoso por ter nos representado

Joséllio Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joséllio Carvalho disse...

A falta de incentivo REAL ao esporte é nítida em nosso país. Só o COB não quer ver. Excelente post. Abraços, meninas.

Anônimo disse...

O cara é fera mesmo! Quem vê a estrutura deles aqui em Viçosa não dá nada, tanto pra quem já está há mais tempo quanto pras crianças que estão começando agora...

Beijos meninas!

disse...

Força. Força em todos os sentidos.
Amei o blog!
Beijos

Unknown disse...

Como o Felipe disse, pra estrutura que ele teve e tem, é um campeão!
Que bom que ele não seguiu o futebol, seria mais um no meio de tantos que só nos dá "raiva"! Seguiu o levantamento de peso, que mesmo não trazendo medalhas, nós da orgulho pela força e garra (o que não acontece no futebol!)

Excelente texto Gabi, parabens!

Abraços!!

Anônimo disse...

Além da falta de apoio financeiro ao esporte, temos também a falta de divulgação. Até mesmo aqui em Viçosa, poucas pessoas sabem que outros atletas braileiros também treinam ou treinavam aqui: a própria Beth, o Wellington Dias...

Parabéns por vocês tarem contribuindo com esse trabalho de divulgação e valorização dos atletas!

Anônimo disse...

Essa frase tem no livro da Cecelia Ahern, PS eu te amo [que deu origem ao filme]!

É muito bonita a história do Wellison, é tão difícil conseguir apoio para os esportistas brasileiros.

Vi o blog de vocês no fórum da Galera Record, vim dar uma olhadinha.
É bem diferente dos que eu costumo visitar, são perfis... tem um que de revista, sei lá.

Beijos e parabéns!

Anônimo disse...

esse cara é demais!

Carlos d'Andréa disse...

Wellison foi injustamente criticado (e mesmos ironizado) durante as Olimpíadas, e o post de vocês ajuda mostra facetas importantes. Muito bom!

Larissa disse...

Gostei muito do post, nunca tinha ouvido falar deste atleta, mas eu estava ciente das dificuldades de ser um atleta brasileiro e agora estou ainda mais.
Lari

Larissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.